terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Criando partições e formatando um segundo HD no Windows XP

Meus amigos, imaginem a seguinte situação: Você acaba de comprar um segundo HD, está todo feliz porque esse HD é bem maior que o que está no seu PC atualmente. Chega em casa ansioso, coloca o HD no seu PC, reconhece na BIOS e pensa agora só falta formatar. Inicia o Windows XP, abre o prompt de comando e chama o famoso FDISK (particionador do Windows 98 SE) e ... lê uma mensagem apavorante "'fdisk' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.". Foi isso que aconteceu esses dias comigo e pra piorar em um cliente.

Fuçando um pouco na internet descobri que o Windows XP tem um particionador de linha de comando próprio chamado DISKPART, que é um pouco complicado de se usar mas vou tentar fazer um passo-a-passo simples aqui pra vocês depois. Continuei minha procura e consegui achar uma maneira mais fácil de fazer isso e de forma gráfica usando o programa Gerenciamento do computador, para acessá-lo é só clicar com o botão direito no ícone do Meu Computador e clicar em Gerenciar.

A seguir posto um link com um tutorial da Microsoft pra criar e formatar partições.

Como usar o gerenciamento de disco para configurar discos básicos no Windows XP
http://support.microsoft.com/kb/309000/pt-br

Abraços a todos, um feliz natal e um próspero ano novo.
Gabriel Andrade.

Um comentário:

  1. Eu já sabia, mas também achei muito complicado. Foi por isto que tenho dois HDs, um com XP e outro com o Vista, pois no vista temos um gerenciador de partições no qual podemos particionar como se fosse no PartionMagic.
    O mais importante se tudo isto é sempre encontrarmos uma forma mais rápida para efetuarmos nossas tarefas o mais rápido possível.
    Graduando em Eng. Elétrica (computação) e Qualificação técnica em eletrônica pela MB.

    Um forte abraço do seu pai.
    Marcelo SA.

    ResponderExcluir