quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O computador é uma grande calculadora, como assim?


Algumas pessoas quando começam no curso de ciência da computação tem dificuldades em entender quando o professor fala que o computador é uma grande calculadora. Vou dar um exemplo para maior entendimento dessa ideia.

Um pente de memória é feito de vários C.I. (Circuitos Integrados), estes por sua vez são formados por vários Flip-flops que têm dois estados, ligado e desligado.

Por convenção o estado de desligado chamamos de 0 e de ligado chamamos de 1 e essa informação é chamada de bit. Logo é usado o sistema binário para melhor entendimento desses circuitos e matematicamente falando fica melhor para entender e controlar seus estados.

Geralmente agrupamos essas informações em grupos de 8 bits, chamado byte. Dado um byte 01100001, podemos escolher como tratar essa informação da forma como quisermos. Se quisermos tratar como número é só converter do sistema binário para o decimal e tratamos como o número decimal 97. Mas e se quisermos tratar como texto? Tudo no mundo dos computadores é tratado sob convenções, logo podemos usar a tabela ASCII e veremos que o número 97 ou 01100001 corresponde a letra 'a' (minúscula). 

E se quisermos a letra 'A' (maiúscula)? Simples, analisando a tabela ASCII vemos que a diferença entre as letras maiúsculas e minúsculas é 32. Logo é só subtrair 32 de 97 que resulta em 65, o número correspondente a letra 'A' na tabela ASCII.

01100001 = 97 = 'a'
01000001 = 65 = 'A'

Vejam que a diferença nos bytes é só no sexto bit (de trás pra frente). Esse cálculo serve pra qualquer letra na tabela ASCII. 

Este é só um exemplo simples mas já dá pra perceber que tudo no computador pode ser feito através de cálculos. Acha loucura? Procure saber sobre o código morse, ele é simplesmente outro sistema binário que usa uma convenção para transmissão de informação.

Espero que tenham gostado, até o próximo post e bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário